Captura Acidental

O termo captura acidental se refere aos animais que ficam presos nas redes de pesca e não são o alvo da pescaria. Ou seja, ao colocar sua rede na água, o pescador quer capturar determinadas espécies de peixes, mas outros seres que não possuem valor comercial podem se enredar e morrer porque não conseguem ir à superfície para respirar. Nessa categoria, estão as tartarugas e as toninhas, que são pequenos e tímidos golfinhos ameaçados de extinção.

Além de não terem valor para a venda, esses animais muitas vezes causam prejuízos ao estragar as redes. Portanto, o problema afeta não só essas espécies, mas também os pescadores.

Pouco ainda se sabe sobre a interação da pesca artesanal com golfinhos e tartarugas marinhas. Essa situação se deve principalmente ao receio, por parte do pescador, em informar que esses animais morreram em suas redes. Afinal, sua caça é proibida no Brasil e, embora o pescador não tenha a intenção de capturá-los, o receio é baseado no medo de sofrerem algum tipo de punição pelo incidente.

Assim, esse temor pode impedir que o número de animais mortos acidentalmente seja estimado.

Captura acidental
Captura acidental
Captura acidental

É somente por meio da confiança dos pescadores em pesquisadores que esses dados começam a ser tabulados.

Esse é o caso do Biopesca, que realiza periodicamente o monitoramento pesqueiro junto a pescadores artesanais do litoral central de São Paulo, trabalho que já foi iniciado há alguns anos e vem possibilitando o estreitamento de laços com esses trabalhadores.