Copy

Newsletter Instituto Biopesca - Edição 12 - julho / 2020

EDITORIAL: Julho foi mais um mês de inverno que registrou a chegada de animais marinhos nas praias do Brasil. Não foi diferente no litoral centro-sul de São Paulo, onde o Instituto Biopesca executa diariamente o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Desde junho, mês em que o inverno tem início, a organização foi responsável pelo resgate e recolhimento de mais de 260 animais que encalharam nas praias por conta do período migratório nesta estação do ano. 

Por isso, nessa época, é necessário reforçar as orientações para a população saber como proceder caso encontre um deles encalhado. No decorrer deste mês, foram criados e divulgados posts ilustrados, informando os procedimentos que devem ser adotados quando golfinhos, aves e tartarugas marinhas forem encontrados. 

Confira nesta edição, que ainda traz a boa notícia da soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas).


Boa leitura.

Toninha é tema de curso on-line do Aquário de Santos

Em tempos de pandemia da covid-19 e da necessidade de isolamento físico, a comunicação on-line tem sido a solução para diversas situações cotidianas, sejam as pessoais – como os encontros com amigos – ou profissionais -  a exemplo de reuniões de trabalho. Essa alternativa também é um excelente recurso para a transmissão de conhecimento e foi utilizada pela equipe do Instituto Biopesca na aula “Aprendendo com os golfinhos”, que integrou a programação do Curso de Férias do Aquário Municipal de Santos.

O curso foi destinado para crianças de 8 a 11 anos e ministrado gratuitamente com o uso da plataforma Google Meet. Cerca de 40 pessoas, entre crianças e adultos, estiveram presentes à aula, que teve duração de uma hora e meia, período em que os participantes foram apresentados à ordem dos cetáceos, que inclui os golfinhos e a toninha, e puderam brincar com jogos para promover uma maior interação com o tema. A toninha é uma espécie pequena e tímida de golfinho, que corre o risco de desaparecer da natureza em até 35 anos se nada for feito em favor de sua proteção.

Outras instituições participaram da iniciativa do Aquário, que teve início em 14 de julho e se estende até o final deste mês. As aulas foram divididas em módulos e direcionadas para crianças de diferentes faixas etárias.

Pinguins e lobo-marinho receberam cuidados neste mês 

O período de inverno é tempo de migração de muitas espécies de animais marinhos, que viajam em busca de águas mais quentes para se alimentar ou para se reproduzir. Ao enfrentar os longos percursos e as intempéries da viagem, diversos desses animais encalham nas praias muito debilitados ou mesmo já mortos. Os que ainda são encontrados com vida e precisam de cuidados ganham uma segunda chance ao serem encaminhados para instituições especializadas.
Uma delas é o Instituto Biopesca que, desde o início do inverno, em 20 de junho, já recolheu ou resgatou 263 animais. Grande parte deles eram pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), além de outras espécies de aves marinhas e tartarugas, principalmente a tartaruga-verde (Chelonia mydas).  A equipe também cuidou de um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), encontrado no início de julho na praia de Solemar, em Praia Grande (SP). Tratava-se de um jovem adulto, encontrado pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, que acionou o Instituto Biopesca para o resgate. 

Para ajudar a sensibilizar as pessoas sobre como proceder ao encontrar um animal marinho na praia, o Instituto Biopesca criou uma série de posts ilustrados com orientações, divulgados em suas mídias sociais no decorrer de julho. Veja abaixo. 

Tartaruga volta para o mar

Em seu trabalho diário, a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) constantemente se depara com animais marinhos debilitados ou mesmo já sem vida. No entanto, esse trabalho também possibilita o auxílio àqueles que não estão doentes. Esse foi o caso de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) encontrada no início deste mês e solta logo depois.

Ela estava presa em algumas pedras, bem provavelmente porque não saiu do local antes da maré baixar, em uma praia de Itanhaém (SP). Foi encontrada pela equipe do Biopesca e levada para ser examinada por um médico veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, sediada na instituição e integrante da rede de atendimento do PMP-BS. Depois de ficar em observação por menos de 48 horas, foi confirmado que estava em boas condições clínicas e que poderia voltar ao mar. Depois de receber anilhas de identificação, a tartaruga foi solta na mesma praia onde foi encontrada. A colocação de anilhas é um procedimento que colabora com os estudos de conservação das espécies animais.

A tartaruga-verde é uma das cinco que ocorrem no Brasil e, na fase juvenil, vive na costa, se alimentando principalmente de algas. Já na fase adulta, migra para outras regiões. Está ameaçada em algum grau de extinção nas listas vermelhas de conservação do Brasil e internacionais. O principal perigo é o impacto negativo de ações humanas, a exemplo da ingestão de lixo descartado inadequadamente e a captura acidental pela pesca.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Textos e Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883. Imagens: Instituto Biopesca.

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube
Copyright © 2020 Instituto Biopesca, Todos os direitos reservados.


Quer mudar como recebe nossos emails?
Você pode atualizar preferências ou cancelar o recebimento.

Email Marketing Powered by Mailchimp