Projeto Biospesca

Projeto Biospesca

Base Guaruja

Projeto Biopesca é uma ONG (organização não – governamental) que nasceu em agosto de 1998 na Praia Grande, litoral central de São Paulo.

Hoje trabalhamos nos municípios de Ubatuba, Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém e a equipe conta com biólogos, veterinários, oceanógrafos e estudantes. O convívio dos pesquisadores do Projeto BioPesca com as comunidades pesqueiras criou um laço de confiança, fazendo com que aos poucos os pescadores começassem a perder o medo de informar sobre suas atividades e sobre as capturas acidentais.

Depois passamos para um monitoramento sistemático da pesca levantando dados a respeito da frota, das redes e dos locais de pesca. Nossos objetivos principais são pesquisar as atividades de pesca e suas relações com golfinhos e tartarugas marinhas.

Base Praia Grande

Base Guaruja

Pescadores na Praia Grande-SP

É a nossa base mais antiga que mantem contato direto com os pescadores com a ajuda dos alunos da Unimonte e hoje conta com uma sala na Boutique de Peixes. O monitoramento se extendeu até Mongaguá e Itanhaém em 2002 quando as biólogas Janaina Ribeiro e Juliana Viotto começaram os contatos com os pescadores locais.

Esta equipe desenvolve principalmente a pesquisa relacionada ao monitoramento do esforço de pesca, estimativas de mortalidade e aspectos relacionados a reprodução e idade dos golfinhos. Contamos tambem com a veterinária Valeria Ruoppolo que coordena a coleta de amostras biológicas.

Base Ubatuba

Base Guaruja

Praia de Picinguba - Ubatuba-SP

A partir de 2004 a veterinária Juliana Marigo iniciou o contato com pescadores do município de Ubatuba. Desde o início contamos com o apoio do biólogo Eules Feijó (Lelinho), pessoa importante da comuninade tradicional da Vila da Picinguaba. Outros colaboradores importantes são o Fabio de Oliveira do Lázaro e o Cristiano da Maranduba.

A equipe conta tambem com a bióloga Barbara Henning que está diretamente envolvida com o projeto que estuda os hábitos alimentares dos golfinhos. Orientamos alunos de universidades locais em projetos, especialmente com avistagens.

Biológa
Parceiros

Carolina Pacheco Bertozzi

Biológa
Mariana Alonso

Mariana Alonso

Você sabia?

Conheça a Toninha
aspas Que as toninhas são os menores golfinhos do mundo, nascem com 70 centimetros em média e quando adultos chegam próximos dos dois metros de comprimento aspas
Conheça a Toninha
Nossos Parceiros
Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros
Projeto Biopesca | Copyright © Todos os direitos reservados