Copy

Newsletter Instituto Biopesca - Edição nº 37 - Setembro / Outubro 2022

A parceria do Instituto Biopesca com outras organizações, públicas ou não, que atuam na área ambiental é extremamente importante não apenas pelo seu aspecto institucional, mas principalmente porque possibilita o reforço de ações importantes voltadas à conservação ambiental, em particular a marinha.  

É com essa motivação que doamos caixas de transporte de animais a diferentes entidades que atuam em Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, procurando contribuir com melhores resultados no manejo de animais resgatados ainda vivos, mas debilitados, encalhados em praias do litoral centro-sul de São Paulo. Aliás, os casos de três gaivotas resgatadas, estabilizadas e encaminhadas para reabilitação são  noticiados nesta edição. 

Acompanhe essas e outras notícias nesta edição. 
Boa leitura.

Doação de caixas de transporte

O Instituto Biopesca doou quatro caixas de transporte de animais marinhos à Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, aos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros que atuam em Praia Grande e em Mongaguá e às bases da Polícia Militar Ambiental sediadas em Itanhaém e em Peruíbe.

O objetivo da iniciativa é colaborar com essas instituições parceiras, uma vez que elas apoiam o trabalho de monitoramento das praias desses municípios, acionando o Instituto Biopesca para o resgate de animais marinhos encontrados debilitados na faixa de areia.

As caixas poderão ser usadas para acondicionar os animais até que a equipe do Instituto Biopesca possa transportá-los para a sede da instituição. “Profissionais dessas instituições  participaram de capacitações sobre manejo de animais marinhos ministradas por nós e doar esses equipamentos é uma forma de fortalecer essa parceria já estabelecida”, comenta a médica veterinária Juliana Guimarães, que coordena as ações do Instituto Biopesca relativas à execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

Ações de Educação Ambiental no litoral centro-sul de São Paulo

Um total de 135 pessoas participou de ações de Educação Ambiental realizadas pelo Instituto Biopesca entre setembro e outubro.  A maior parte delas visitou a sala de Educação Ambiental do Instituto Biopesca localizada na Boutique do Peixe, na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, um dos principais pontos turísticos do município. Nesse espaço, monitores ficam à disposição para explicar a importância da conservação marinha por meio de banners informativos e de um acervo de material biológico, além de réplicas de toninhas e de tartarugas marinhas. A Sala de Educação Ambiental está aberta para visitação no período da manhã, das 9h às 12h30, de quinta a sábado.

Uma outra ação foi realizada em outubro em Itanhaém. A convite do Projeto Soul Surf, o Instituto Biopesca fez palestra para jovens e adultos a respeito das atividades da organização, bem como sobre os impactos das ações humanas nos mares e oceanos. Além da palestra, também foram realizadas brincadeiras e atividades lúdicas voltadas ao tema da importância da conservação ambiental, em particular a marinha. 

Aves estabilizadas são encaminhadas para reabilitação

Entre setembro e outubro, três gaivotas (Larus dominicanus) foram encaminhadas para reabilitação depois de terem suas condições clínicas estabilizadas pela equipe do Instituto Biopesca. Uma delas foi resgatada em Itanhaém com “chumbinho” (tipo de projétil) associado à fratura no fêmur, conforme constatado em exame de raio X realizado durante o período em que ficou em tratamento no Instituto Biopesca.

Já as outras duas gaivotas apresentavam suspeita de intoxicação alimentar associada a algum tipo de trauma físico. “Infelizmente, essas condições são normalmente apresentadas por essas aves”, comenta a médica veterinária Vanessa Ribeiro. De acordo com ela, é comum que as gaivotas alimentem-se de restos orgânicos que encontram nas praias e, muitas vezes, esse material já está em decomposição. 

“Dia da Toninha” é marcado por diferentes eventos

Em 1º de outubro, foi celebrado o “Dia Nacional da Toninha”, espécie de golfinho mais ameaçada de todo o Altântico Sul Ocidental. Para marcar a data, o Instituto Biopesca inaugurou uma exposição com o tema no Aquário Municipal de Santos, que deve ficar em cartaz até dezembro. A mostra reúne banners informativos, material biológico e um monitor com exibições dos vídeos apresentados no canal do Youtube da instituição. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h. O Aquário de Santos fica na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº, na Ponta da Praia.

Ainda no sábado, 1º de outubro, a bióloga Carolina Bertozzi, fundadora do Instituto Biopesca e professora da Unesp, participou de uma live realizada pelo Projeto Toninhas em seu canal do Youtube intitulada “Minha história com toninhas”, que reuniu pesquisadores a fim de celebrar a trajetória desses profissionais dedicados à conservação dessa espécie de golfinho. 

Novo episódio do Youtube no ar

O episódio que estreou em outubro no canal do Instituto Biopesca tem como tema a toninha, em comemoração ao dia  1º de outubro, quando essa espécie de golfinho ganha data especial no calendário.  

youtube.com/institutobiopescacanal

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse
www.comunicabaciadesantos.com.br.

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Textos e Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883. Imagens: Instituto Biopesca.

Fotos: Sophia Romano/Divulgação - Instituto Biopesca

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube
Copyright © 2022 Instituto Biopesca, Todos os direitos reservados.


Quer mudar como recebe nossos emails?
Você pode atualizar preferências ou cancelar o recebimento.

Email Marketing Powered by Mailchimp