Copy

Newsletter Instituto Biopesca - Edição nº 26 - setembro / 2021


EDITORIAL:

Setembro é o mês em que um importante movimento ocorre em todo o mundo: o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e, a ele, também se alia o Instituto Biopesca, que realizou três ações em praias e em mangue do litoral centro-sul de São Paulo. Elas foram promovidas no âmbito de execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e em parceria com as Prefeituras de Praia Grande e de Mongaguá. Quase 270kg de resíduos foram recolhidos, um alerta sobre o descarte inadequado e o excesso de lixo no nosso ambiente. Inclusive, o canal do Instituto Biopesca no Youtube estreou o episódio de setembro abordando justamente essa temática a fim de colaborar com a disseminação de informações e maior sensibilização sobre o assunto. 

Você acompanha essas e outras notícias nesta edição do “Em Dia com o Biopesca”.
Boa leitura!

Ações de limpeza de praia e mangue
recolhem quase 270kg de resíduos

O terceiro mês de setembro já está agendado como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e, no calendário do Instituto Biopesca, não é diferente. Em parceria com as Prefeituras de Praia Grande e de Mongaguá, municípios do litoral centro-sul de São Paulo, a organização realizou três ações de limpeza no âmbito desse movimento. A primeira ocorreu no dia 17 de setembro em área de mangue do Portinho, em Praia Grande; a segunda no dia 18 de setembro – o terceiro sábado do mês - na praia do Canto do Forte, também em Praia Grande, e a terceira no dia 19 em trecho de praia no entorno da Plataforma de Mongaguá. No total, aproximadamente 270kg de resíduos foram recolhidos. Nas ações de Praia Grande, o plástico correspondeu a maior parte do material coletado (119kg), mas ganham destaque também outros tipos de resíduos, como pneus, roupas, brinquedos e máscaras de proteção.

O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias (World CleanUp Day) é uma data que marca a realização de diferentes ações em vários países a fim de sensibilizar as pessoas para a importância de manter o meio ambiente livre de resíduos. 

O material coletado foi separado por categorias pelas equipes do Instituto Biopesca, da Prefeitura de Praia Grande e por voluntários. As ações tiveram o apoio dos Grupamentos Costeiro e Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, do Exército e de Secretarias Municipais de Praia Grande (de Turismo, de Segurança Pública, de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos).

Palestras na Praticagem de São Paulo

Os práticos que operam no Porto de Santos puderam entender um pouco mais as características das toninhas (Pontoporia blainvillei) e das baleias jubartes (Megaptera novaeangliae) em palestras realizadas no dia 16 de setembro na sede da Praticagem de São Paulo, em Santos (SP). Essas duas espécies vêm sendo avistadas no estuário de Santos e uma toninha, em particular, vem sendo monitorada desde que sua presença foi registrada na área.

O trabalho de monitoramento dessa toninha é realizado em rede e coordenado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (CMA/ICMBio), com a participação do Instituto Biopesca, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Litoral Paulista (Unesp/CLP), do Instituto Gremar, do Projeto Toninhas/Univille e do Instituto Verde Azul (VIVA)

Representantes dessas instituições marcaram presença no evento e, além de apresentarem as toninhas e baleias jubartes, também tiveram oportunidade de conversar, especificamente, sobre a toninha que vem sendo avistada no estuário a fim de alinhar estratégias conjuntas de proteção com a Praticagem.

O Instituto Biopesca agradece o apoio da Praticagem de São Paulo ao monitoramento da toninha no estuário de Santos, em particular ao Presidente Bruno Roquete Tavares, ao Assessor Executivo  Alexandre Canhetti e aos profissionais marítimos. 

Novos encalhes de baleia

Entre os dias 1º e 29 de setembro, a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos já havia atendido mais quatro encalhes de baleias jubarte. Essas ocorrências acompanham os números de encalhes registrados pelo Projeto Baleia Jubarte. Só na temporada de migração deste ano, já houve 176 encalhes em diferentes estados, 46 deles em São Paulo (dados até 28 de setembro).

Com os três encalhes ocorridos até 29 de setembro, o Instituto Biopesca registrava 14 encalhes de baleias neste ano, 12 deles de baleias jubarte.

Mais estreias no Youtube

O episódio de setembro do quadro “Biopesca Sustentável”, do canal do Instituto Biopesca no Youtube, apresenta o tema “Pouca praia, pouco mar... muito lixo!” a fim de abordar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. O vídeo destaca, especialmente, o grande problema da poluição plástica nos mares e oceanos.
Para assistir o novo episódio, clique na imagem abaixo.

 
youtube.com/institutobiopescacanal

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Textos e Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883. Imagens: Instituto Biopesca.

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube
Copyright © 2021 Instituto Biopesca, Todos os direitos reservados.


Quer mudar como recebe nossos emails?
Você pode atualizar preferências ou cancelar o recebimento.

Email Marketing Powered by Mailchimp