Copy

Newsletter Instituto Biopesca - Edição 17 - dezembro / 2020

EDITORIAL:Não há como negar. Embora a unanimidade possa ser duvidosa, todos concordam que 2020 foi um ano complexo, em maior ou menor grau, em função dos desafios apresentados pela pandemia da covid-19. Para o Instituto Biopesca, as dificuldades obviamente também se apresentaram e exigiram a rápida resposta de adaptação imposta logo no primeiro trimestre do ano. 

Nesta última edição de 2020 do “Em dia com o Biopesca”, apresentamos um resumo das principais atividades realizadas no decorrer do ano e, que apesar da pandemia, foram realizadas com sucesso graças ao compromisso e dedicação da equipe, que se empenhou em continuar o trabalho mesmo diante dos obstáculos trazidos pela doença e adotando todas as precauções necessárias para evitar o contágio do vírus.

Portanto, gostaríamos de deixar registrado aqui nosso agradecimento aos nossos valorosos profissionais, bem como uma mensagem de esperança para o ano que logo, logo, começa: desejamos que 2021 seja incrível, com ânimos renovados, e também mais sábio em decorrência do aprendizado proporcionado pelo anterior. Esperamos ainda que todos se empenhem em serem mais solidários diante das dificuldades enfrentadas, em particular daqueles que muito precisam da nossa ajuda: os animais, especialmente os marinhos, cuja conservação é o motivo da existência do Instituto Biopesca.

Boa leitura e lembrem-se, por favor: continuem mantendo distanciamento social, usando máscaras e lavando as mãos!

6,5 mil animais encontrados em cinco anos de execução do PMP-BS

De agosto de 2015 a meados de dezembro de 2020, o IBP foi responsável pelo resgate ou recolhimento de quase 6.500 animais, vários deles ainda vivos, mas debilitados, e levados para cuidados na Unidade de Estabilização do Instituto, que integra a rede de atendimento veterinário do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).  Esse foi um dos marcos de execução desse projeto, que ainda reforçou a produção científica do IBP graças aos estudos e pesquisas realizados com base nos resultados encontrados. 

Vale reforçar que, com o início da quarentena, todas as atividades foram realizadas com a adoção das medidas necessárias à prevenção do contágio da covid-19, entre elas escala presencial diferenciada e trabalho remoto.

Ações de comunicação e divulgação científica

Em março, mês de instalação da quarentena, o IBP fez uma campanha em suas mídias a fim de colaborar com as mensagens focadas na importância do distanciamento social, publicando posts ilustrados no decorrer deste mês e também de abril. O alerta foi mantido durante 2020 por meio de outras publicações com o tema entre os mais de 200 posts veiculados até meados de dezembro, que abordaram desde notícias a respeito das atividades do IBP, curiosidades a respeito da vida marinha e outra campanha, dessa vez de alerta para banhistas que encontram animais marinhos nas praias, entre outros assuntos. 

A estreia de vídeos voltados à divulgação e alfabetização científica no canal do IBP do Youtube foi um dos principais destaques. São três quadros: “Histórias de Família”, “Professores Biopesqueiros” e “Biopesca Sustentável”, todos com conteúdo preparado para sensibilizar estudantes e o público em geral para a conservação das espécies marinhas e informar sobre diferentes aspectos a respeito da sustentabilidade. 

O episódio de dezembro do quadro “Biopesca Sustentável” já está no ar e conta a história da cientista Rachel Carson, autora de diversas obras, entre elas “Primavera Silenciosa”, livro que denunciou o uso nocivo dos agrotóxicos. O canal do Biopesca no Youtube é acessado por esse link: 

youtube.com/institutobiopescacanal

Eventos divulgam importância da conservação marinha

O ano de 2020 já começou agitado, logo no dia 3 de janeiro, com a capacitação para 42 monitores do Projeto Verão no Clima, iniciativa do governo estadual para sensibilizar os banhistas para não descartarem lixo na areia das praias, entre outras questões. Em 20 de janeiro, dia da ação em Praia Grande, o Instituto Biopesca (IBP) apresentou sua exposição itinerante, com banners informativos, material biológico de animais marinhos e monitoria para os participantes. 

O primeiro mês do ano registrou ainda a realização de quatro eventos, promovidos pelo Jardim Botânico de Santos; pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), em Praia Grande (SP); pelo Aquário de Santos, e pela Prefeitura de Praia Grande, que realizou ação para celebrar os 53 anos do município. No total, cerca de 350 pessoas estiveram nesses eventos, todos com a participação do IBP, que teve o objetivo de levar informações e sensibilizar os participantes para a importância da conservação marinha. 

Em fevereiro, o IBP deu continuidade à monitoria realizada junto aos visitantes da sua sala de Educação Ambiental, localizada na Boutique dos Peixes, em Praia Grande (SP).

Já com a chegada da pandemia, os eventos presenciais cederam espaço aos realizados de forma remota e, entre eles, ganham destaque as lives realizadas no Facebook do IBP para celebrar o Meio Ambiente, comemorado em junho; o curso on-line integrante da programação de férias do Aquário de Santos, e a participação em palestras realizadas a convite de universidades e parceiros, a exemplo do realizado em outubro pelo VIVA Instituto Verde Azul a fim de discutir a conservação da toninha, o golfinho mais ameaçado do Brasil. Esse evento foi promovido em comemoração ao Dia Nacional da Toninha, celebrado no dia 1º de outubro.

O que é o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Textos e Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883. Imagens: Instituto Biopesca.

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube
Copyright © 2020 Instituto Biopesca, Todos os direitos reservados.


Quer mudar como recebe nossos emails?
Você pode atualizar preferências ou cancelar o recebimento.

Email Marketing Powered by Mailchimp