Newsletter Instituto Biopesca - Edição 06 - Janeiro / 2020

EDITORIAL: A primeira edição de 2020 do boletim eletrônico “Em dia com o Biopesca” destaca o início das atividades do Instituto Biopesca no novo ano, que já começou agitado com a capacitação ministrada pela entidade para monitores do programa “Verão no Clima”, do governo do estado de São Paulo, que estarão nas praias do litoral paulista  sensibilizando os banhistas para as boas práticas de descarte de lixo. Já em Santos, crianças participaram de um minicurso ministrado pela equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca, que integrou a programação de férias do Aquário Municipal. 
As novidades não param por aí. Ainda em janeiro, o Instituto Biopesca foi eleito para assumir a vice-presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Peruíbe, função que se soma à representatividade da instituição em outros órgãos que trabalham pela conservação ambiental.
Boa leitura e feliz 2020!

Foto: Divulgação

Instituto Biopesca assume vice-presidência do Condema de Peruíbe

O Instituto Biopesca está aumentando sua representatividade em órgãos que colaboram com políticas públicas de conservação do meio ambiente. Em janeiro, a instituição foi eleita para assumir a vice-presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Peruíbe (Condema) para o biênio 2019-2021. O Biopesca, que já é membro do Condema de Peruíbe desde 2017,  também participa dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente de Praia Grande e Itanhaém e do Conselho Gestor e da Câmara Temática de Pesca da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APA Marinha Litoral Centro), gerida pela Fundação Florestal/Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. 

Foto: Divulgação / Instituto Biopesca

Curso de férias no Aquário Municipal de Santos

No dia 17, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca realizou o minicurso “Golfinhos do litoral de São Paulo” no Aquário Municipal de Santos. O evento teve a participação de cerca de 30 crianças entre oito e 11 anos e fez parte da programação de cursos de férias promovidos pelo Aquário. Entre os golfinhos apresentados, esteve a toninha, espécie estudada pelo Biopesca há pouco mais de duas décadas e que corre risco de extinção nos próximos 35 anos. Além de conversar com as crianças sobre essas questões, a equipe também ensinou a importância da conservação ambiental e dos animais marinhos por meio de brincadeiras.

Foto: Maria Carolina Ramos / Instituto Biopesca

Capacitação de monitores do Projeto Verão no Clima

Um total de 42 monitores do Projeto Verão no Clima foram capacitados pelo Instituto Biopesca em treinamento com informações do impacto nos animais marinhos do lixo descartado de forma inadequada. Esses monitores estarão nas praias de Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe durante os meses de janeiro e fevereiro com o objetivo de sensibilizar os banhistas para não descartarem lixo na areia das praias, o impacto destes resíduos na fauna marinha, entre outras questões. 
Desde o início do Projeto, em 2018, o Instituto auxilia na capacitação de monitores que atuam em municípios da Baixada Santista. Além da capacitação, a equipe do Instituto Biopesca atua junto com os monitores em ações de limpeza de praia, como a promovida em Praia Grande em janeiro de 2019 (foto), e com exposição de seu acervo para a sensibilização da população em questões ambientais.
Neste ano, a capacitação ministrada pelo Instituto Biopesca foi realizada a convite das secretarias municipais de Meio Ambiente de Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe.

Foto: Kaio Nunes / Instituto Biopesca

Capacitação do PMP-BS

Em 2019, o Instituto Biopesca recolheu 810 animais marinhos sem vida e resgatou 119 debilitados durante a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizado há quatro anos em trechos do litoral brasileiro. O Biopesca é uma das entidades que monitora o litoral de São Paulo, especificamente as praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Entre os casos daqueles que voltaram à natureza, está a de um pinguim, estabilizado pela equipe da entidade e solto em Cananeia pelo Instituto de Pesquisas de Cananeia (IPeC) em outubro junto com outros 15 de sua espécie. Um lobo-marinho também voltou ao mar em março depois de receber cuidados da equipe da entidade. A soltura ocorreu na Ilha do Cardoso e foi realizada em parceria com o IPeC.
O Instituto Biopesca e o IPeC são duas das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande, enquanto o IPeC responde pelo Trecho 7, compreendido entre Cananéia e Iguape.
Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Textos e Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube