Newsletter Instituto Biopesca - Edição 05 - Dezembro / 2019

EDITORIAL: Esta última edição de 2019 do boletim eletrônico “Em dia com o Biopesca” destaca boas notícias para encerrar o ano de forma positiva. A primeira delas é a soltura de uma fragata, que foi reabilitada pela equipe do Instituto Biopesca, e outra aborda os cuidados que uma tartaruga-cabeçuda está recebendo no Centro de Reabilitação da entidade depois de ser encaminhada para tratamento por um pescador parceiro. 
Essas notícias são resultado do empenho e esforço que o Instituto Biopesca dedica à conservação ambiental e dos animais marinhos há mais de 20 anos, trabalho que também só é possível graças às parcerias que vêm estabelecendo ao longo dessas décadas, a exemplo das realizadas com a comunidade pesqueira.
Boa leitura, Feliz Natal e que 2020 seja repleto de boas notícias!

Foto: Tamiris Rodrigues / Instituto Biopesca

Fragata volta para a natureza

Uma fragata (Fregata magnificens) foi solta pela equipe do Instituto Biopesca no dia 20 de novembro depois de reabilitada. A ave é um macho adulto e, quando ingressou para receber cuidados no Centro de Reabilitação do Biopesca, estava debilitada. O tratamento incluiu, além do protocolo indicado, fisioterapia e treinos de voo. A soltura ocorreu na praia do Guaraú, próxima ao local onde a fragata foi encontrada por populares, que acionaram a equipe da instituição para o resgate.
Antes de ser liberada, a ave recebeu uma anilha (um tipo de anel) em uma das patas. Esse procedimento, chamado de anilhamento, foi realizado em parceria com a Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, parceira do Biopesca na realização de ações voltadas à conservação ambiental. O principal objetivo do anilhamento é a pesquisa para a conservação das aves. No Brasil, esse procedimento é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), um dos 13 Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto: Divulgação / Instituto Biopesca

Ações de Educação Ambiental para crianças e jovens

No final de novembro, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca promoveu ação de educação ambiental no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo, e na escola Maple Bear, em sua unidade situada na Granja Viana (SP). A primeira ocorreu no dia 23, quando a entidade esteve presente no 2º Encontro de Empreendedorismo Universitário - Pet Day Italo, organizado por alunos do Centro Universitário em prol de organizações que cuidam da adoção de animais. Já no dia 29, cerca de 60 estudantes do ensino fundamental da Maple Bear assistiram palestra sobre a importância de conservação do ecossistema marinho e participaram de exposição de material biológico, a exemplo de cascos de tartaruga e esqueletos de animais marinhos, entre outros.

Foto: Maria Carolina Ramos / Instituto Biopesca

Biopesca reabilita tartaruga ameaçada de extinção

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) juvenil está em reabilitação no Instituto Biopesca. A equipe foi buscá-la em Mongaguá (SP) depois de ser avisada pelo pescador Juliano de Almeida, parceiro da entidade, que a encontrou em sua rede. Ela está em boas condições, nadando e se alimentando e, em breve, deve voltar para o mar.⠀⠀⠀⠀⠀
Essa espécie de tartaruga está ameaçada de extinção e os principais riscos são a ingestão de lixo descartado inadequadamente e que acabam nos mares e a captura acidental pela pesca. No mundo, são conhecidas sete espécies de tartarugas-marinhas e, dessas, cinco ocorrem no Brasil. Todas estão ameaçadas de extinção.

Foto: Divulgação / Instituto Biopesca

Capacitação do PMP-BS

No dia 27 de novembro, a equipe de campo do Instituto Biopesca participou de uma capacitação de monitoramento de praias, trabalho executado pela entidade no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O evento foi realizado pela Mineral Engenharia e Meio Ambiente no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Guarujá (SP). A Mineral é a responsável técnica pela execução do PMP-BS no litoral de São Paulo.⠀⠀⠀⠀
Durante a capacitação, o protocolo de monitoramento foi discutido. Além disso, o evento se apresentou como uma oportunidade para a equipe realizar o intercâmbio de conhecimentos com outras instituições que também realizam o PMP-BS. “Cada trecho de praia monitorado tem suas especificidades e, assim, esse é um momento propício para apresentá-las”, explica o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca.
Ao executar o PMP-BS, a entidade monitora, diariamente, cerca de 75 quilômetros de praias dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe em busca de animais marinhos encalhados já sem vida ou debilitados. Desde que começou a realizar o projeto, há pouco mais de quatro anos, o Biopesca já recolheu cerca de 5.300 animais marinhos mortos e vivos.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA. Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).


 

O Instituto Biopesca é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998 no município de Praia Grande, litoral de São Paulo. A entidade tem como missão promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, a partir de pesquisas, apoio a atividades acadêmicas e ações de educação ambiental.


Expediente:

A newsletter é produzida pelo setor de Comunicação do Instituto Biopesca.
Edição: Maria Carolina Ramos – MtB 23.883 - Textos: Kaio Nunes

www.biopesca.org.br
Facebook
Instagram
YouTube