Educando

Trabalhos educacionais e de divulgação do projeto são de extrema importância para a conscientização da população para a preservação do ambiente marinho e de suas espécies. Estes trabalhos devem ser conduzidos de forma a abranger um maior número de pessoas, no caso do Projeto BioPesca deve abranger desde os pescadores até a população em geral.

O Projeto BioPesca vem conduzindo o trabalho de informação ambiental de duas formas:

  1. Contínuo e;
  2. Exposição e outros

I - Contínuo - destinado à comunidade pesqueira.

Como os golfinhos e as tartarugas marinhas são legalmente protegidos no Brasil, a captura desses animais pode resultar em penalidades aos pescadores. Por esta razão, normalmente os pescadores tem medo de informar e trazer os golfinhos e tartarugas mortas nas redes para pesquisa e coleta de material biológico.

O trabalho contínuo desenvolvido com a comunidade pesqueira é uma forma de encorajar os pescadores a interagirem com os pesquisadores, mostrando a eles a importância das informações passadas por eles para a conservação e preservação destas espécies.

O contato dos pesquisadores com as comunidades pesqueiras permite, a eles observar e participar efetivamente do trabalho de pesquisa. Reportagens de jornais, revistas e resultados do projeto são constantemente apresentados aos pescadores, facilitando o acesso a informações de interesse destes.

II - Exposição e outros - destinada ao publico em geral.

Este tipo de trabalho de educação ambiental permite levar ao publico em geral informações e alertas sobre os impactos negativos que o ambiente marinho vem sofrendo, criando nestas pessoas uma sensibilidade e valores sobre a importância da preservação do meio natural.

Com o intuito de alcançar um maior número de pessoas as exposições são realizadas em locais de grande circulação de pessoas. As exposições contam com fotos, material biológico (esqueletos e animais taxidermizados) e painéis educativos.

Você sabia?

Conheça a Toninha
aspasQue as toninhas parecem ser “monogâmicas”, sendo que os pequenos grupos seriam compostos de animais aparentados, por ex, pai, mãe e filho.aspas
Conheça a Toninha
Nossos Parceiros
Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros
Projeto Biopesca | Copyright © Todos os direitos reservados